top of page

PROJETOS

Além da caminhada no RAP autoral, Issa Paz e Sara Donato, fazem parte de coletivos culturais que promovem eventos e a cultura. Pela Frente de Mulheres no Hip Hop e pelo coletivo RespeitaTiu, lançam diversos projetos que visam enaltecer o RAP feminino e valorizar as mulheres no cenário atual.

Confira abaixo alguns de seus principais projetos!

DOMINAÇÃO, A BATALHA

A Batalha Dominação é a primeira batalha da cidade de São Paulo que reune apenas mulheres para rimarem no improviso temas sugeridos pela plateia. Acontece todo penúltimo sábado do mês no Largo São Bento, berço do Hip Hop na Capital.

Cada batalha tem 3 rounds, sendo os 2 primeiros na modalidade padrão com 30 segundos para cada MC improvisar sobre o tema selecionado, devendo as MCs tirarem par ou ímpar para definir quem começa o primeiro round. A vencedora de cada round é definida democraticamente pelo público que escolhe quem trouxe melhores argumentos sobre o tema selecionado, caso haja empate nos dois primeiros rounds, acontece um terceiro round no modelo bate e volta (começando com 8 rimas, depois 4, depois 2, sem parar o beat, alternando rapidamente de 1 MC para o outra). A chave da batalha conta com no máximo 16 vagas para concorrer à premiação final.

A batalha tem o intuito de acontecer também em escolas públicas e particulares de São Paulo.  Entre em contato e saiba como: raplusize@gmail.com  

​

OFICINA DE R.A.P

Acreditando que o RAP é uma ferramenta de transformação social, e usando de métodos educacionais modernos e efetivos, o curso de R.A.P realizado pelas MCs e educadoras Issa Paz & Sara Donato, traz conhecimento para atuar na cena com qualidade. Do começo ao final, desde a composição de um verso, até a projeção das palavras do microfone ao coração dos ouvintes.

As oficinas de R.A.P. tendem a aprofundar os conhecimentos sobre Poesia, Música, Ritmo e Produção Musical. Abordando conceitos do movimento e cultura Hip Hop e preparando os alunos inscritos para contribuírem com a cultura com a melhor qualidade possível, podendo inclusive se profissionalizarem na área, seguindo carreira após a conclusão do curso.

As oficinas são semanais e a cada mês são abordados temas que se complementam ao longo dos meses até o termino do curso, com entrega de certificado de participação e a realização de um evento aonde os inscritos poderão apresentar suas músicas de criação própria e habilidades de improviso freestyle usando todo o conhecimento e recursos adquiridos.

LIGA FEMININA DE MCS - SP

A Liga Feminina de MC’s nasceu em 2014 no Rio de Janeiro, logo expandiu para outros estados, com isso, surgiu a ideia de competição nacional de mulheres no RAP através de batalhas de freestyle (nome em inglês que significa estilo livre, são letras improvisadas pelo MC, expressando o que sente sobre determinado assunto, mas mantendo um ritmo certo numa base de RAP ou acapella. As "batalhas de MCs" são uma das principais atrações do gênero. Dois MCs fazem freestyle e o público decide o vencedor.).

Em 2015 ocorreram diversas eliminatórias municipais e estaduais, executadas em Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Distrito Federal e São Paulo, em cada eliminatória foi selecionado uma ganhadora que participará na batalha final nacional.

Preocupadas com a formação de novas competidoras, assim como incentiva-las e apoia-las para novos desafios, o coletivo RespeitaTiu elaborou este projeto para capacita-las, com oficinas preparatórias e encontros de “batalhas”, para que elas se sintam preparadas para competições a nível estadual e nacional.

“O rap é o desabafo e empoderamento, o freestyle é a força de acreditar em si própria quando se é necessário improvisar”. Nosso objetivo é transformar vidas, conceder oportunidades e aprimorar talentos de meninas e mulheres de 12 até 29 anos, envolvendo-as diretamente com a cultura Hip Hop.

bottom of page